top of page
  • Foto do escritorOPsaúde

Saiba mais sobre Saúde Bucal na primeira infância


COM QUE IDADE OS PAIS DEVEM LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA? A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, ou seja, antes dos seis meses de vida. O ideal seria que a mãe, ainda grávida, procurasse o seu dentista para que ele a orientasse quanto aos cuidados com a saúde bucal de seu bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga da mãe. Ela seria orientada a respeito da importância dos dentes decíduos (dentes de leite), sobre os sintomas que acompanham o nascimento dos dentes, a importância da amamentação natural nos primeiros seis meses, uso racional da chupeta e da mamadeira, evitando a instalação de hábitos nocivos, etc.


CRIANÇAS PEQUENAS TAMBÉM TÊM CÁRIES?

As crianças de pouca idade não têm coordenação motora suficiente para realizar os movimentos que irão limpar os seus dentes. A criança em idade pré-escolar deve ser motivada pelos pais a fazer a escovação, criando um hábito saudável. Logo em seguida, os pais devem escovar novamente para remover a placa bacteriana e os restos alimentares, já que as crianças pequenas apenas brincam com a escova na boca. Ela deve ser elogiada e também presenciar os pais escovando seus próprios dentes. A partir da idade escolar, elas devem ser supervisionadas pelos pais, que podem efetuar a última escovação do dia.


COMO DEVE SER A ESCOVAÇÃO?

Os pais devem escolher uma escova de cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. A criança pode sentar-se no colo da mãe, quando muito pequena, ou então ficar em pé, de costas para a mãe e com a cabeça apoiada em seu peito. Com a mão esquerda a mãe afasta lábios e bochechas e com a direita executa movimentos circulares e de vaivém com a escova. O creme dental não deve ser utilizado em crianças que ainda não saibam cuspir, evitando a ingestão do flúor, que poderá manchar os dentes permanentes em formação. Em crianças maiores, utilizar apenas uma pequena quantidade (tamanho de um grão de ervilha). O fio dental deve ser introduzido o mais cedo possível, criando o hábito de ser utilizado junto com a escova dental.


QUANDO E COMO A CHUPETA DEVE SER UTILIZADA?

O bebê, ao sugar o seio para mamar, não está apenas se alimentando, mas também satisfazendo o seu lado psicoemocional. Ele pode estar bem alimentado, mas não exerceu plenamente o ato da sucção. Quando isto ocorre, a chupeta deverá ser utilizada de forma racional, pois a freqüência e/ou o uso prolongado poderão causar alterações dentárias, desvios no crescimento dos maxilares e alterações na deglutição, respiração e fonação. Ela não deve estar sempre á disposição da criança como se fosse um brinquedo, devendo ser oferecida somente após as mamadas e removida assim que o bebê adormecer. Evitar que a criança passe a noite toda com a chupeta na boca e jamais a pendure ao redor do pescoço do bebê com fita, corrente ou fralda, pois além de haver o risco de estrangulamento, pendura-la e deixa-la acessível favorecerá a instalação do hábito, que quanto mais tempo persistir, mais difícil será elimina-lo e mais danos poderá causar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Benefícios da Terapia Floral com Animais

As essências florais não são “aguinhas” ou placebos. A terapia com florais foi descoberta por Edward Bach, patologista e sanitarista inglês, nos anos 20. É pratica medicamentosa reconhecida pela OMS,

Pandemia e Psicanálise On Line

A análise, no viés Freudiano, teria como meta básica o bem amar e trabalhar. Então, essas demandas universais humanas, para serem atendidas no meio de uma pandemia, requerem criatividade e reposiciona

bottom of page