top of page
  • Foto do escritorOPsaúde

Saiba mais sobre Exodontia do Siso


Quem nunca ouviu? – Caramba, meu dentista disse que tenho que extrair meus sisos. – Meus dentes do juízo estão doendo. – Filha agora que você fez 18 anos temos que ver como estão seus sisos. Vamos então explanar sobre este assunto.


Primeiramente o verdadeiro nome do siso é Terceiro Molar, é o ultimo dente de nossa arcada dentária, normalmente possuímos 4 Terceiros Molares, 2 superiores e 2 inferiores, sendo 1 de cada lado. Eles nascem normalmente entre 17 e 20 anos e quando não aparecem pode ser por dois fatores, a pessoa não possui este dente ou ele está preso dentro do osso( retido ou impactado ).


Hoje em dia os dois fatores são muito comuns, devido a evolução do ser humano o aumento do cérebro e conseqüentemente da caixa craniana tem diminuído o espaço para a erupção destes dentes, bem como a dieta mais mole moderna não proporcionar um bom desenvolvimento dos ossos da face, diminuindo também estes espaços. Só por curiosidade os primatas além dos Terceiros Molares possuíam Quartos Molares devido a sua alimentação ser bem mais dura.


Portanto aparecendo ou não os Terceiros Molares estes devem ser avaliados por uma série de fatores que iremos descrever agora:

1) Inflamação Gengival: devido o dente não estar no devido lugar a gengiva não fica bem adaptada portanto propicia a reter alimento entre ela e o dente causando inflamação e ou infecção da gengiva ao redor

2) Cárie: o mal posicionamento destes dentes pode causar cárie tanto do Terceiro como do Segundo Molar.

3) Inflamação do osso: quando o dente não erupciona normalmente, a membrana que envolve o dente inflama o osso ao redor .

4) Formação de Tumores ou Cistos : está membrana que envolve o dente pode também se transformar em Tumor ou Cisto ocasionando um grave problema.

5) Má erupção do Segundo Molar: o Terceiro Molar quando muito inclinado pode empurrar o Segundo Molar causando uma erupção errada deste dente.

6) Apinhamento Dental: os sisos podem também empurrar os dentes em geral causando um desarranjo destes, deixando eles não alinhados

7) Fratura do osso Mandibular: a má posição dos sisos pode enfraquecer o osso Mandibular causando sua fratura.


Devido a todos estes fatores é que todos devem ser avaliados pelo seu dentista quanto a possibilidade ou não da permanecer estes dentes em sua arcada.


O bom resultado pós cirúrgico está intimamente relacionado com o ambiente sem contaminação, pela cirurgia realizada por Cirurgião bem treinado ocasionando menor agressão possível ao paciente e uso de medicamentos adequados.


Certifique-se quanto a especialização de seu Cirurgião, pela forma de esterilização da sala e instrumental e da forma de trabalho de sua equipe de assistentes, pois assim você terá segurança que será realizado um trabalho correto.


Dr. Luis Gustavo Trevisan de Souza

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Benefícios da Terapia Floral com Animais

As essências florais não são “aguinhas” ou placebos. A terapia com florais foi descoberta por Edward Bach, patologista e sanitarista inglês, nos anos 20. É pratica medicamentosa reconhecida pela OMS,

Pandemia e Psicanálise On Line

A análise, no viés Freudiano, teria como meta básica o bem amar e trabalhar. Então, essas demandas universais humanas, para serem atendidas no meio de uma pandemia, requerem criatividade e reposiciona

bottom of page